Quando chega aquele momento em que você decide trocar o seu celular, vem também muitas dúvidas na hora de escolher o modelo, seja na parte das configurações, no design, no preço, entre outros.
E tudo isso é algo bastante comum, e bem aceitável, pois você com certeza procura um aparelho superior ao que você tem atualmente, já que é algo que você vai utilizar diariamente, e quer que ele tenha o melhor desempenho possível.
Para te ajudar nesse momento de indecisão, separamos abaixo algumas dicas para você avaliar melhor os aparelhos do mercado, e tomar uma boa decisão.
1 – Escolha o seu sistema operacional. (Android, IOS, Windows Phone, etc.).
A primeira coisa que você tem que ter em mente, e que facilita bastante no momento de escolher é o sistema operacional que você pretende ter no seu novo aparelho. E o objetivo não é nem observar o melhor do mercado, mas aquele que atende perfeitamente o que você está procurando, a sua necessidade. As três principais do mercado são Android (Google), IOS (Apple) e o Windows Phone (Microsoft), cada uma com seus pontos positivos e suas carências. Pesquise entre os seus amigos em comum qual o que ele utiliza atualmente, e pergunte os prós e contras. Na loja que você optou por fazer sua pesquisa, teste os que estão na amostra, identifique aquele com que você mais se identifica.
2 – Memória.
Esse é, sem dúvida, uma das características do aparelho que você deve prestar bastante atenção no momento de sua pesquisa, pois a memória é fundamental para a qualidade na realização de tarefas. Os aparelhos tem a memória RAM, onde são realizados os processos internos do aparelho, e de acordo com o seu tamanho, vai influenciar diretamente com o desempenho. Se você busca um celular em que possa realizar diversas coisas ao mesmo tempo, ou mesmo gosta de jogos bem pesados, é considerável que você escolha algum que tenha uma boa quantidade.
3 – Câmera.
Esse é um ponto relativo, porém para alguns é algo bastante importante. Se você é daqueles que não liga muito para tirar fotos ou gravar vídeos, já passe para o item abaixo, agora se você é daqueles que gosta de capturar muitos momentos, é bom pegar a ficha técnica do aparelho e ir analisando todas as funções que ela possui, como a quantidade de megapixels, se tem a opção flash, o zoom, entre outros.
4 – Bateria.
Um dos pontos que merecem muita atenção, é a bateria. Com a evolução dos aparelhos, ela foi sendo exigida cada vez mais, então é fácil explicar porque aqueles antigos duravam até dias sem precisar carregar. Quanto mais aplicações e conexões você for utilizando, mais rápido ele vai gastar energia. A capacidade é repassada pelos fabricantes em mAH (miliampére por hora), e é esse número que você deve levar em conta na hora da sua escolha, quando maior, mais a bateria pode durar, e claro que vai depender da forma que você vai utilizar o seu celular.
5 – Pesquise a reputação.
Se você já olhou tudo o que foi dito acima, e mesmo assim continua na dúvida, é hora de analisar como o aparelho foi recebido pelos seus usuários. Uma boa pedida é você ir numa loja online, pesquisar o modelo desejado, e verificar a reputação dele por lá, que muitas vezes é medida através de estrelas e comentários. Outra coisa que também pode evitar futuros problemas, é verificar em sites que tem como função resolver qualquer um que possa surgir, vê a gravidade de todos e verificar se a empresa é rápida na solução. E algo que também pode ser bastante útil é perguntar há algum amigo, ou conhecido, caso tenha o celular que você tanto almeja.
Existem outros temas que também são importantes para você definir a sua próxima compra, porém são bastante pessoais, como a cor do modelo, marca e o preço. Então junte a sua preferência e pegue as nossas dicas para fazer um bom negócio. Caso tenha alguma outra dica, pode compartilhar via comentário, ou mandando como sugestões na página “Contato”.